Notícias

05/10/2021 14:42

Deputada aproveita abertura do outubro rosa para cobrar regulamentação da lei do mamóvel

A deputada estadual Janaina Riva (MDB), única mulher parlamentar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, cobrou na manhã da desta terça-feira (05.10), durante abertura da campanha Outubro Rosa de conscientização da importância da prevenção ao câncer de mama, a regulamentação da Lei 11.413/21 de autoria dela, que institui o programa de mamografia móvel em âmbito estadual.

“O câncer de mama mata na maioria das vezes por ser descoberto em estágio muito avançado, daí a importância do autoexame e no caso das mulheres em idade um pouco mais avançada, da mamografia. Hoje quero aproveitar para falar da Lei do mamóvel que promulgamos mas que ainda carece de regulamentação por parte do governo do estado e aproveito o dia de hoje para fazer esse apelo. Quando o mamóvel estiver na estrada, vai fazer chegar o exame de mamografia a muitas mulheres. Imagina quantas vidas podem ser poupadas?”, disse.

A Lei do Mamóvel foi promulgada após a Assembleia Legislativa ter derrubado com a maioria dos votos, o veto total do governador Mauro Mendes ao projeto.

"Esse é um sonho antigo das mulheres da maioria dos municípios do interior do estado. Municípios esses que não tem demanda suficiente pra ter um mamógrafo,  mas tem mulheres à espera do exame. Mulheres que muitas vezes têm que rodar mais de mil quilômetros para ter acesso ao exame. O que eu desejo é mais mulheres tenham acesso à mamografia. É comprovado que o diagnóstico precoce do Câncer de Mama salva vidas" diz.

Janaina ressaltou a importância da parceria entre Assembleia Legislativa e o MT MAMA para levar exames gratuitamente a mais mulheres e, neste ano, a ação de micropigmentação para mulheres mastectomizadas.

“A união faz a força, sempre. Eu sempre digo e repito que em se tratando de saúde, não há o que se falar em vaidades de A ou B, é necessário que todos aprendam a trabalhar juntos, por quem depende desses serviços pra sobreviver e para que os atendimentos cheguem à ponta. Esse ano a assembleia vai disponibilizar 20 mamografias e 20 micropigmentação de mamilos para mulheres mastectomizadas gratuitamente”, finalizou.

 


Janaina Riva

Com essas experiências adquiridas, Janaina fundou e presidiu o PSD jovem de Mato Grosso, o segundo Estado a fundar militância jovem do PSD no país. 

Redes Sociais

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo