Notícias

09/03/2021 22:39

Em evento Fatec Senai, deputada e ministra falam sobre políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo feminino

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) e a ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damaris Alves, abriram a noite de palestras e a mesa redonda Empreendedorismo Feminino e Políticas Públicas: olhares que se encontram, do evento “A mulher na gestão empresarial: exigindo impulso no Brasil”, realizado em parceria pela Fatec Senai MT e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

“Em um mundo em que a desigualdade de gêneros é um desafio, o empreendedorismo e a criação de políticas públicas que deem suporte para que a mulher exerça esse empreendedorismo, podem ser ferramentas importantes para combatê-la e tornar a sociedade mais igualitária para mulheres e homens. Mas isso não acontece sem um esforço consciente de todos os atores do ecossistema empreendedor, ou seja, de quem empreende, de quem investe, de organizações intermediárias e de apoio e do governo e suas políticas públicas”, afirmou.

Janaina, que palestrou sobre a impotência da implementação de políticas públicas voltadas às mulheres que desejam empreender, aproveitou o evento para anunciar o programa ‘Mulher Empreendedora’, que vem sendo pensado para ser um dos maiores programas de qualificação feminina, a ser realizado pela Assembleia Legislativa em parceria com o Senai.

“Para mim foi uma honra dividir esse painel com mulheres fortes como a ministra Damaris Alves, a secretária Municipal da Mulher, Luciana Zamproni e a vereadora de Cuiabá, Michelle Alencar. O Programa Mulher Empreendedora encontra-se na fase de desenvolvimento e viabilização financeira, mas é a prova de que quando boas políticas públicas de inclusão são colocadas em prática, há como fomentar o e empreendedorismo feminino com louvor. Queremos levar a qualificação profissional para mais de 5 mil mulheres não só de cidades polo, mas fazer chegar a qualificação nos municípios que mais precisam. Agradeço ao Senai, Fiemt, Fatec pelo acolhimento pela parceria e por pensar nas mulheres de Mato Grosso”, disse.

A parlamentar estadual expôs algumas leis de autoria dela de incentivo ao empreendedorismo feminino e de amparo às mulheres vítimas de violência para que empreendam e não permaneçam com seus agressores por dependência financeira nem afetiva.

“Existe dois fatores que levam uma mulher a permanecer ao lado de seu agressor. O primeiro é a dependência afetiva e o segundo é a dependência financeira. A Lei 10784/2018, de minha autoria, que institui a política estadual de formação e capacitação continuada de mulheres para o mercado de trabalho, foi pensada justamente para dar suporte à essas mulheres pois dá ao governo do estado a autonomia para implementar a Política Estadual de Formação e Capacitação Continuada de Mulheres para o Mundo de Trabalho. Essa lei prevê a formação técnica das mulheres em todas as áreas profissionais e a viabilização do pleno acesso das mulheres ao mundo do trabalho, com qualidade profissional, inclusão social, autonomia e independência econômica. A Lei prevê a implementação de cursos, projetos e programas, de forma interdisciplinar e multidisciplinar, devendo se priorizar as chefes de família ou as vítimas de violência doméstica ou familiar, podendo ser estabelecidas parcerias público-privadas para sua realização”, explicou.

Em sua fala, a ministra Damaris ressaltou as diferenças das mulheres empreendedoras das diversas regiões e atividades Brasil à fora e lembrou do desafio que é incentivar o empreendedorismo não só na região urbana. Damaris elogiou a lei de autoria da deputada Janaina e projeto Mulher Empreendedora.

“Parabéns pela lei e pelo projeto, deputada. Nós precisamos dizer para mulher que ela pode empreender e que não precisa mais ficar com o agressor por dependência financeira. Para isso também precisamos de fomento e de linhas de crédito que ampare as mulheres que desejam  empreender”, finalizou.

                                                                                                                           ASSISTA AO VÍDEO

                                                                       

 

Fonte: Laura Petraglia/Assessoria de Comunicação


Janaina Riva

Com essas experiências adquiridas, Janaina fundou e presidiu o PSD jovem de Mato Grosso, o segundo Estado a fundar militância jovem do PSD no país. 

Redes Sociais

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo