Notícias

Feminicídio 28/03/2018 11:43

Debate sobre Feminicídio reúne presidenciável e estudiosos do tema em Cuiabá

Um debate sobre o Feminicídio (assassinatos de mulheres motivados pela questão de gênero), marcado para a próxima segunda-feira (02.04), no teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa, às 9 horas, buscará alternativas para o combate desse tipo de crime que alcança índices altíssimos em Mato Grosso.

A audiência pública proposta pela deputada estadual Janaina Riva (MDB), traz como debatedora a deputada estadual do Rio Grande do Sul e pré-candidata à presidência da República, Manuela D´ávila (PCdoB), bem como estudiosos do tema  como a professora Antonieta Costa,  presidente do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso e do Fórum Nacional de Mulheres Negras.

Além delas, serão debatedores, a delegada de homicídios Ana Cristina Feldner, o advogado criminalista Eduardo Mahon, a antropóloga Flávia Serpa, a professora e ex-reitora da UFMT, Maria Lúcia, além de representantes das universidades de Cuiabá.

“Queremos trazer para o debate toda rede de proteção à mulher para encontramos juntos, alternativas para diminuição do Feminicídio. Segundo dados do Ipea, o nosso estado é o terceiro mais violento do País para as mulheres viverem. O convite à deputada Manuela D´ávila aconteceu justamente pela militância dela com relação aos direitos das mulheres e acho que enriquecerá muito o debate”, justificou a deputada.

Também foram convidados a debater sobre o tema a juíza da 10ª Vara Criminal de Cuiabá, Ana Cristina Silva Mendes, a presidente da Comissão de Direito da Mulher – OAB/MT, Gisela Cardoso, a promotora Lindinalva Rodrigues, os juízes da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá, Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa e Jamilson Haddad Campos.

Nos três primeiros meses de 2018, 20 mulheres foram assassinadas em Mato Grosso. Todas os assassinatos de mulheres ocorridos em Cuiabá neste período, tratam-se de feminicídios.

 

Oque? Audiência pública sobre feminicídio

Onde? Teatro Zulmira Canavarros

Quando? Segunda-feira (02.04), às 9h


Janaina Riva

Com essas experiências adquiridas, Janaina fundou e presidiu o PSD jovem de Mato Grosso, o segundo Estado a fundar militância jovem do PSD no país. 

Redes Sociais

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo