Notícias

POBREZA MENSTRUAL 24/11/2021 12:32

Deputados derrubam veto do governo e meninas pobres em escolas públicas terão direto a absorventes higiênicos

Por 14 votos a 07 os deputados estaduais derrubaram o veto do governo do estado ao Projeto de lei nº 981/2020 de autoria dos deputados Silvio Favero (em memória) e Janaina Riva (MDB), que trata da pobreza menstrual e prevê a distribuição de absorventes higiênicos gratuitamente nas escolas públicas de Mato Grosso para meninas matriculadas e sem condição de adquirir o item de higiene.

Na tribuna, Janaina lembrou aos demais parlamentares que menstruar não é um ato voluntário da mulher e que o custo para o estado é irrisório perto do alcance social e de saúde preventiva dessa lei, uma vez que trata apenas da distribuição de absorventes para meninas de baixa renda, matriculadas em escolas públicas estaduais.

“A justiça foi feita com a derrubada desse veto. A questão da pobreza menstrual não se trata de supérfluo, é uma condição mensal inerente às mulheres, que não podem escolher essa situação. Essa lei era muito importe para o meu colega Silvio Fávero e para mim. Eu agradeço a sensibilidade dos deputados que se solidarizaram com a pobreza menstrual e votaram para derrubar o veto", disse ela.

Agora a lei segue para ser publicada e promulgada pela Assembleia Legislativa e segue para ser regulamentada e colocada em funcionamento pelo governo estadual.

 

Fonte: Laura Petraglia/Assessoria de Comunicação

 

 

 


Janaina Riva

Com essas experiências adquiridas, Janaina fundou e presidiu o PSD jovem de Mato Grosso, o segundo Estado a fundar militância jovem do PSD no país. 

Redes Sociais

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo