Notícias

10/11/2021 15:47

Deputada diz não vai aceitar que conselho LGBTQIA+ seja boicotado por ideologia e intolerância

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) usou a tribuna durante sessão desta quarta-feira (10.11) para sair em defesa da criação do Conselho Estadual LGBTQIA+ e reafirmar que não aceitará que ala conservadora do parlamento ganhe no “tapetão” trave a pauta nas comissões por puro desconhecimento, intolerância ou ideologia e disse que vai recorrer à Justiça caso seja necessário.

“Mato Grosso é o único estado do Brasil que não possui conselho estadual LGBT e na contramão é um dos estados que mais mata e onde os LGBTs mais passam por situação de violência, proporcionalmente. Esta é uma proposta do governo do Estado e dessa vez nós vamos agir diferente. Se travar na comissão de Direitos Humanos, nós vamos para a Justiça. Não vamos aceitar segurar projeto por ideologia, aceitamos perder no voto, mas não vamos aceitar que a proposta fique parada. Esta é uma oportunidade de corrigir as distorções de preconceito e violência que Mato Grosso”, disse.

Em sua fala a parlamentar ressaltou ainda que ser LGBTQIA+ não é uma escolha, mas uma condição de cada indivíduo e reforçou que o Conselho não gera custo aos cofres públicos, que é um órgão composto por pessoas da sociedade civil organizada e que a própria Assembleia pode indicar pessoas para atuar no conselho e trabalhar para direcionar investimentos públicos na correção da desigualdade, bem como na redução da violência.

“O Conselho era para ter sido criado há muito tempo, não estamos falando de frivolidades, nem de privilégios, mas de saúde e segurança de uma parte da população que paga imposto e que fica à margem de políticas públicas que a contemple. É preciso pensar nos que são expulsos de casa e precisam de qualificação e capacitação para poder sair da rua. Alguém acha que uma trans escolhe ser prostituta por opção? Ou acha que não gostaria de ser advogada? O conselho representa um público específico porque ele já é deficitário, por isso não tem conselho de gente branca e rica, ele existe para determinadas pessoas que têm dificuldade em determinados segmentos”, finalizou.

 

 

Fonte: Laura Petraglia/Assessoria de Comunicação


Janaina Riva

Com essas experiências adquiridas, Janaina fundou e presidiu o PSD jovem de Mato Grosso, o segundo Estado a fundar militância jovem do PSD no país. 

Redes Sociais

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo