Notícias

25/05/2021 14:40

Deputada cobra implantação de mamóveis e diz que vai trabalhar por derrubada do veto

Mesmo com veto total do seu projeto de lei que implanta o sistema de mamóvel (aparelhos e mamografia em carretas adaptadas) para a atender de forma itinerante mulheres dos municípios mais longínquos de Mato Grosso, sem acesso à saúde, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) cobrou do secretário Gilberto Figueiredo na manhã desta terça-feira (25.05) a implantação ao menos de forma experimental da carreta e disse que vai trabalhar pela derrubada do veto ao PL 238/2019.

“Em se tratando de saúde, não dá para ter vaidade sobre autoria de projetos ou de quem é a iniciativa. O que eu desejo é mais mulheres tenham acesso à mamografia. É comprovado que o diagnóstico precoce do Câncer de Mama salva vidas. Apresentei esse projeto de lei a primeira vez no primeiro mandato, mas na época o governador Pedro Taques vetou. Em 2019 reapresentei novamente, foi aprovado pela Assembleia, mas vetado no dia 12 de Maio pelo governador. Agora vou trabalhar pela derrubada do veto, porque diariamente recebo demandas por aparelhos de mamografia em meu gabinete. Os mamóveis atenderiam diversos municípios e seriam tocados pelos consórcios e saúde intermunicipais. ”, explica.

Janaina revela que o secretário apresentou à ela um projeto que será lançado em breve pelo governo do estado, nos moldes do que prevê o PL que trata do mamóvel, chamado ‘Programa Saúde da Mulher’, com um ônibus adaptado para atender diversas especialidades voltadas para saúde da mulher, deverá atender diversos municípios.

“Eu fiquei muito feliz com essa iniciativa e cobrei que o estado disponibilize nesse projeto os exames de mamografia. Não vejo porque não juntar as demandas.  Estamos falando de milhares de vidas poupadas com o diagnóstico precoce da doença”, finalizou.

 

Fonte: Laura Petraglia/Assessoria de Comunicação

 

 

 


Janaina Riva

Com essas experiências adquiridas, Janaina fundou e presidiu o PSD jovem de Mato Grosso, o segundo Estado a fundar militância jovem do PSD no país. 

Redes Sociais

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo