Notícias

04/07/2022 17:03

Em Barra, deputada fala sobre a importância da rede de apoio às vítimas de violência doméstica e de trabalho com agressor

“Ser sexto lugar em número de casos de violência doméstica em meio a 141 municípios, não algo que deva gerar orgulho Barra do Bugres. Mas eu tenho a certeza que com a implantação do Grupo Reflexivo "Conscientizar Para Mudar", esse índice vai ser revertido e vocês serão referência. Meus parabéns ao Poder Judiciário na pessoa da juíza Lilian Bianchini pela iniciativa e à secretaria de assistência social do município, Joana Carrasco. Todas as vezes que me chamam para debater políticas públicas para coibir a violência doméstica, eu me sinto intimada a participar e hoje, o que eu vi aqui em Barra do Bugres, tem que ser compartilhado com todo o estado tenham a certeza que vou compartilhar essa ideia por onde eu passar”, disse a deputada estadual Janaina Riva (MDB), na tarde desta segunda-feira (04.07), no Fórum da Comarca de Barra do Bugres, durante lançamento do Grupo Reflexivo “Conscientizar para Mudar”.

A ideia do grupo é conscientizar e tratar o agressor para que entenda a dimensão dos atos praticados por ele e suas consequências. O grupo é direcionado a autores e condenados por violência doméstica, determinado a participar pelo juízo local. Com abordagem responsabilizante, educativa e preventiva, o Grupo visa a responsabilização do autor de violência pelo ato cometido, a conscientização de que a violência contra as mulheres é um crime grave, a construção de uma visão não estereotipada sobre gênero e desconstrução da maneira hierárquica na qual o masculino se sobressai ao feminino, reflexo de uma sociedade ainda baseada em uma cultura machista e patriarcal.

“Não é fácil combater a violência doméstica. Nós que trabalhamos com o tema não queremos destruir famílias. Se engana aquele que pensa que o nosso desejo enquanto mulheres empoderadas é fazer com que o agressor seja morto, seja trancafiado em uma cadeia ou que se rompa todo o ciclo familiar. Enquanto mulheres que militamos nessa causa, o que nós queremos é reconstruir essa família através da recuperação do agressor, tratando a vítima também. Por que além de termos um agressor doente, nós temos uma vítima e uma família inteira doente. Esse projeto que começa aqui é pioneiro e nós temos que expandir e levar para todo Mato Grosso. Nós queremos esses homens agressores que são pais, irmãos, filhos, recuperados. Nós queremos essa família recuperada por que nós temos a consciência que essas mulheres vítimas de violência acabam voltando ao seio familiar e para o agressor. É ínfimo o numero de mulheres que tem condições financeiras e amparo para sair desse relacionamento abusivo ao qual ela vive. Então é obvio que pra nós que lutamos contra a violência domestica, o melhor dos mundos é o agressor recuperado”, finaliza a parlamentar.

A deputada Janaina é uma das autoras do requerimento de criação da Câmara Setorial Temática da Assembleia Legislativa de Combate à Violência Contra a Mulher, cuja primeira presidente foi a desembargadora Maria Erotides e teve a participação de mulheres de diversos segmentos da sociedade civil organizada. 

 


Janaina Riva

Com essas experiências adquiridas, Janaina fundou e presidiu o PSD jovem de Mato Grosso, o segundo Estado a fundar militância jovem do PSD no país. 

Redes Sociais

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo