Notícias

01/07/2022 15:12

Juína recebe a unidade móvel Sesc Saúde Mulher por articulação da deputada Janaina

A pedido da deputada estadual Janaina Riva (MDB) a Fecomércio MT disponibilizou o caminhão do Sesc Saúde Mulher para atender nos próximos 60 dias as mulheres de Juína e região com atendimentos gratuitos de exames de Mamografia de Rastreamento e exame Citopatológico (CCO), o Papanicolau.

A carreta chegou à Juína nesta sexta-feira (01.07) e começa a atender a população de Juína, na próxima terça-feira (05/07/22), ficando no munícipio até dia 03/09/2022. A carreta ficará instalada nos fundos da Prefeitura de Juína, na Travessa Emmanuel, 33N – Centro. O horário para atendimento será de 7:30 às 11:30, no período matutino, e 13:30 às 17:30, no período vespertino, de segunda a sexta-feira.

O convênio, firmado entre o Sistema Fecomércio, Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde de Juína, foi realizado graças a iniciativa do Deputada Estadual, Janaína Riva, que junto com o Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac em Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Junior, viabilizaram essa importante parceria para o município.

Segundo Janaina o pedido ao presidente da Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior,  para o envio da carreta à região nasceu após várias visitas ao município por meio do projeto ‘Jana na Estrada’.

“Conversei com várias mulheres e lideranças locais sobre a demanda por mamografia e exames preventivos ginecológicos. Agradeço a Fecomércio por entender nossa demanda e atender ao pedido”, disse Janaina.

O objetivo da Fecomércio/MT é diminuir a fila de espera das mulheres que necessitam realizar seus exames preventivos, garantindo assim diagnósticos precoces.

Mulheres entre 25 e 69 anos devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde de Juína, para agendar seus exames, conforme faixa etária, sendo 40 a 69 anos para os exames de Mamografia de Rastreamento, 25 a 64 anos para os exames preventivos de câncer do colo do útero, também conhecido Citopatológico (CCO), o Papanicolau.

 

Mas, independentemente da idade, mulheres que estejam com pedido médico para esses exames também podem realizá-los na Unidade do Sesc Saúde Mulher.

Os exames são gratuitos para todas as mulheres, é apenas necessário a apresentação dos documentos pessoais como RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de endereço.

 

Ao levar a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher para o interior do estado, a Fecomércio/MT garante o acesso a serviços de qualidade e reafirma a missão do Sesc que é promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática. Com essa ação, a Fecomércio reforça o serviço de saúde no Estado e contribui para a detecção precoce das doenças do colo do útero e da mama, colaborando para a melhoria da saúde das mulheres.

 

A Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher faz parte de um projeto nacional e tem como objetivo fortalecer e ampliar as ações de prevenção e rastreamento dos cânceres de mama e do colo de útero, que são as principais causas de mortalidade feminina.

 

Para saber mais informações sobre o Sesc Saúde Mulher em Mato Grosso, acesse:

 

http://www.sescmatogrosso.com.br/hotsite/agendasemanal/index.php/sesc-saude-mulher/

 

 

 

 

 


Janaina Riva

Com essas experiências adquiridas, Janaina fundou e presidiu o PSD jovem de Mato Grosso, o segundo Estado a fundar militância jovem do PSD no país. 

Redes Sociais

Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo